domingo, 24 de fevereiro de 2013

Neoclássico e Romântico


Hoje vamos falar de 2 períodos importantes para a história da arte. O Neoclassicismo e o Romantismo.

O Neoclassicismo é um movimento Europeu do século XVIII. Marcada pela ascensão da burguesia, esse movimento também foi cultural. Essa arte recusa a anterior que é o barroco e o rococó e retoma radicalmente a ideia dos clássicos tendo uma estética normativa onde a discussão é da idealização do “belo”.

O Neoclassicismo está ligado à arte do mundo antigo, greco-romano e ao renascimento da cultura humanista mediterrânea dos séculos XV e XVI.
Esse movimento trás o caráter ilustrativo e literário com forte precisão da anatomia correta, contornos perfeitos e clareza na composição. Pode-se ver que os quadros podem ser confundidos com fotos por causa da tamanha semelhança do real retratado na pintura.
Na escultura esse movimento foi marcado pela preferência ao mármore branco, que era considerado o mais nobre dos materiais, e esculpidos com detalhes impressionantes. A expressão no rosto e o corpo podem até ser confundidos com pessoas reais por causa da tamanha precisão que os artistas esculpiam.
Os temas eram clássicos, mas não da mitologia e sim da história retratada de forma idealizadora e de natureza perfeita. Isso trazia nas pinturas o retrato ideal da realidade. Os pintores traziam das histórias tristes, ligadas a morte, o herói acima de tudo.
A perfeição, o movimento, as cores e o ideal. O Neoclassicismo deixou como marca a perfeição.

Odalisca (1814) - Ingres


Napoleão (1806) - Jacques Loius David 

Já o Romantismo, veio como um movimento que vai contra o neoclassicismo e retoma o a emoção e a alma romântica. Assim como o neoclassicismo, o Romantismo também leva consigo a característica do real.
Esse movimento trás em suas pinturas a dramaticidade, colocadas na natureza e nos retratos de histórias. São representadas muitas vezes pelo horror que trazem aos que interpretam as pinturas como mortes e pesadelos como também pelo estado heroico de algum acontecimento histórico. Sempre de forma dramática e poética.
A natureza trazia um estado de impotência do homem perante às forças da natureza.
Alguns pintores retratavam a natureza como uma nova espécie de pintura, onde impregnava o sentimento romântico da grandiosidade e violência que a natureza trazia. Os animais em guerra eram retratados com pinturas fortes, cores e composição que traziam a tensão daquele momento.
Outra característica no quadro era a expressão dos seres fantasmagóricos com o horror de sua presença representados com cores escuras e dramáticas, trazendo luzes e sombras para criarem a cenário.
O simbolismo de figuras religiosas eram retratados com fortes luzes e cores trazendo sempre consigo a ideia de que o Senhor era o arquiteto do universo.
O drama, o real, a expressão e o simbolismo. O Romantismo deixou como marca o exagero.

O Pesadelo (1785) - Heinrich Füssli


Mar Polar (1824) - Friedrich


NOTA: No Brasil, a influência européia do Neoclassicismo veio na arquitetura e na literatura.
Já o Romantismo teve grande marco no Brasil por poemas históricos no País.
Veja o vídeo que conta um pouco dessa história


Fontes: Slide e aula da Prof. Ms. Thais Hayek - Senac 2013
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WA0UIQ0DcOU
Produção do vídeo: Grupo 2 do curso de locução e sonoplastia do SENAC;
Imagens do vídeo: Imagens pesquisadas no Google sem autor indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário